terça-feira, 19 de agosto de 2008

1968 O que fizemos de nós - Zuenir Ventura

Hoje, vou falar desse último, que fechei ontem: 1968 O que fizemos de nós, Zuenir Ventura, editora Planeta.
O livro começa fazendo um "link" com o anterior (1968 O ano que não terminou). 40 anos depois, Mestre Zu nos ajuda a olhar para a geração atual, para as conseqüências de 68 na vida dos presos, torturados e exilados pela ditadura militar, para a geração que olhou 68 com inveja, para os freqüentadores de raves, para as novas plataformas políticas e, assim, para o mundo. O que ficou de 68, o que não existe mais e o que não existia encerram sua primeira parte.

Na segunda parte do livro, há o registro de importantes entrevistas que, junto a filmes, músicas e outros livros tecem o retrato do Brasil em 2008. Revelações importantes e relatos diferenciados mostram a complexidade desse mundo.

Há uma tendência da minha geração em olhar para os jovens e o Brasil de hoje com certo desânimo. Afinal, não protagonizamos 68, nem uma nova utopia tomou seu lugar, as invasões são bárbaras. E o que o grande jornalista Zuenir Ventura nos mostra é que ainda podemos ter esperança. Sim, não há regras, não há modelos, mas a solidariedade ainda parece suportar as agressões do mercado e sobreviver a elas.

Não deixem de ler! Amei!

14 comentários:

Romaine Carelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Romaine Carelli disse...

Bia, excelente iniciativa eu teho um blog já tem tempo.
Ultimamente anda meio mofado, mas ...
www.chefgourmet.blogspot.com

Unknown disse...

Olá Bia, Parabéns pelo Blogs!

Big Cooker disse...

Bia que grata surpresa vou poder matar um pouco a saudade de voce e das suas aulas. Gostei do Blog, prometo me esforçat ao máximo para entender e te acompanhar, como fazia nas aulas! :)

Forte abraço,

André jayme.

P.S.; A`h! tbm tenho um blog, peciso atualizar, se exporessar é bom, melhor ainda quando sabemos lidar bem com essa arte!

Unknown disse...

farei questão de visitar este blog sempre

Romaine Carelli disse...

Bia ele anda meio desatualizado...
Ando meio sem inspiração sabe?
Mas com o tempo as coisas melhorar e vc poderá saboreá-lo.

Nívea Moraes Marques disse...

Bia! Que bom te ver por aqui, tem um texto do Carpinejar falando que blog é como se fosse uma gaveta íntima que se abre ao público.
Eu ando meio a conta gotas com o meu, mas é uma experiência bem legal.
Li o 1968 e esse novo vou correndo procurar lê-lo estou precisando me reabastecer. Tem uma dica também, o livro novo do Ariano Suassuna, uma coletânea de todas as "aulas-show" que ele deu de 1968 até hoje. Vale a pena conferir, depois Cê me fala ou coloca no blog.
Beijão, sua aluna sempre, Nivea Marques.

Big Cooker disse...

Bia querida, voltei aqui pra deixar o endereço do blog, fico até meio sem jeito , porque é um blog simples e genuíno, nao há nada demais nele..apenas alguns relatos e desabafos de alguém que tenta compreender um pouco esse mundo fisico!

Como diria meu cunhado portuga, Cá está o endereço!

http://alobigmemory.blogspot.com/

Abracao.

Natália disse...

bia! estou por aqui! parabéns pelo blog!
beeijos, Natália

Unknown disse...

Comprei o box com "O ano que náo terminou" e este novo "o que fizemos de nós", mas ainda não comecei a ler nenhum dos dois... tantos livros para ler... hehehehehe

Unknown disse...

Professora, gostei mto d seu blog. Vc me deixou curioso a respeito desse livro... Um bjão!!

Thomas Marques

Unknown disse...

Oi Bia! Que bacana o seu blog! Vou tentar passar por aqui sempre! Beijos, sucesso!

Paty disse...

Bia, vou bater carteira aqui no seu blog!
Eu realmente fiquei com vontade de ler esse livro, ainda mais depois de ter lido 1968 e por me interessar bastante por esse período que o país passou.
Bjos!!

Unknown disse...

Legal a sua iniciativa, Bia! Escrever é algo que faz parte de muitos de nós... E como é bom ter um espaço pra fazê-lo, tendo o comentário virtual dos amigos!

Vc começou bem, ao escolher iniciar seu blog falando do novo livro do Zu! Aliás, ele mora no meu coração, e sabe disso... :o)

Sempre que possível, passarei por aqui pra te ler.

Bjos