terça-feira, 21 de outubro de 2008

Meu caminho, por Paulo Zenha


Antes do texto, pequenas e significantes observações: o texto foi escrito por um tio e amigo, Paulo Zenha. Segundo ele: "Está bem escrito, mas não é literatura." E olha que ele leu em dois dias. A editora é a LR Editora que não tem muitos títulos, mas tem “site” na Internet, onde é possível comprar o livro.
Fica aqui o questionamento: o que é, então, literatura?


O nome do livro é “Meu Caminho” e foi escrito por Adriana Bragança, contando as suas experiências. Ela tem 36 anos e, desde 2002, ficou sabendo que as dificuldades de fala que tinha percebido decorriam da doença denominada Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). É uma doença neurológica que enfraquece os músculos, causa atrofia pelo corpo e leva à morte. A mesma doença causou a morte do irmão de Adriana e de duas primas. A medicina não achou ainda a cura para essa doença nem descobriu com precisão sua causa.
Aos poucos, Adriana foi ficando com dificuldades quase intransponíveis de falar e andar. Não se abateu. Com uma grande fé decidiu buscar sua cura com orações e mudanças de expectativas e visão do mundo.
Mais que mais um livro de auto-ajuda, o livro, muito bem escrito, é uma lição de otimismo, perseverança e muita sinceridade.
Creio que é uma leitura útil e, além do mais, mostra como é possível enfrentar dificuldades e divulgar uma mensagem forte a favor do amor , da vida e da fé em Deus.
Entre os ensinamento de Adriana, está o de que deixou de dizer : “se Deus quiser”, para completar as frases que exprimem seus desejos com a expressão “com a ajuda de Deus”, pois acredita que Deus sempre quer nos ajudar.

2 comentários:

Daniel Rangel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Rangel disse...

é verdade...
Já nos disse o filósofo e doutor da Igreja Sto. Agostinho: "Deus sempre abençoa o esforço da busca"!

Bjs, deu vontade de ler...